terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sistema respiratório

Uma das funções do alimento é fornecer energia para o metabolismo celular. Chamado de respiração celular, esse processo ocorre no interior das células, utiliza na maioria dos organismos, oxigênio e libera gás carbônico.
Componentes do sistema respiratório
·        Narina- primeira barreira física que impede as impurezas (gases, bactérias, etc) “mais grossas” de entrarem. Elas são captadas pelo muco ali presente.
·        Fossa nasal- tubo pelo qual a respiração passa. Possuindo duas funções físicas.
·        1° - capta as menores partículas que passam pela primeira barreira. O responsável por isso é o muco.
·        2°- esquenta o ar, pois se ele entrar muito frio, podemos ficar doentes.
·        Função bioquímica: combate os seres biológicos.
·        3°- na parte de cima da fossa nasal há neuro sensores que identificam características químicas e as transformam em impulsos nervosos.
Quando há uma infecção, seja por vírus, bactérias, etc, que se instala na fossa nasal, ocorre uma maior produção de muco para que essa infecção seja excretada. (daí que surge a explicação de tanto muco quando estamos doentes).
Todos os materiais produzem partículas aerosois voláteis que se propagam no ar e com isso cria-se no cérebro uma memória olfativa.
Você sabia?
O seu olfato escolhe o seu parceiro sexual.
É meio estranho escutar isso, mas é verdade. A explicação é bem simples. O mesmo gene que produz o sistema imunológico é muito similar ao do gene que produz os feromonios que irão te ajudar a escolher o seu parceiro sexual.
Órgãos do sistema respiratório
Ele é divido em:
·        Sistema respiratório inferior.
·        Sistema respiratório superior.
Narina – fossa nasal- faringe (que faz comunicação entre a boca e o nariz) – laringe (interliga dois sistemas, respiratório e digestivo, onde se encontra a epiglote, traqueia e esôfago) – traqueia, brônquios, bronquíolos, e alvéolos pulmonares onde ocorre a hematose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário