terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cordados

As características exclusivas dos cordados:
·        Eixo dorsal de sustentação, chamado de notocorda ou corda dorsal, que nos vertebrados é, total ou parcialmente, substituída pela coluna vertebral;
·        Sistema respiratório derivado da faringe, que, pelo menos no embrião, possui fendas branquiais;
·        Sistema nervoso tubular, oco e dorsal, que contrasta com o dos invertebrados (ventral e maciço)
O filo dos cordados está dividido em três subfilos: os cefalocordados, urocordados e vertebrados. Os dois primeiros são chamados de protocordados. Por possuírem crânio que envolve o encéfalo, os vertebrados são chamados de craniatas; os protocordados são acrânios.
Cefalocordados- esse subfilo é representado pelo anfioxo, animal pequeno que lembra um peixe. Vive no mar, quase sempre enterrado na areia. A notocorda persiste por toda a vida e funciona como esqueleto flexível, que serve de ponto de apoio aos músculos. Desse modo, quando os músculos se contraem, ela impede que o corpo do animal encolha o que facilita os movimentos de natação.
Urocordados- esses animais podem ser exemplificados pelas ascídias, que vivem presas a pedras em águas rasas e, às vezes, formam colônias. Os adultos possuem dois sifões: um traz água com alimento (plâncton), filtrado pelas fendas branquiais, e pelo outro saem os resíduos, a água e os gametas.
Vertebrados- a maioria dos vertebrados possui notocorda apenas na fase embrionária, em geral substituída por uma coluna vertebral cartilaginosa ou óssea. As vértebras formam projeções que protegem o tubo neural, cuja região anterior dilatada formará o encéfalo, protegida por placas ósseas (crânio). Eles apresentam um esqueleto interno cartilaginoso ou ósseo vivo, que cresce a medida que o corpo se desenvolve. Esse esqueleto serve também de apoio aos músculos estriados responsáveis pelo movimento.
Os vertebrados apresentam diversos mecanismos de adaptação às variações de temperatura. As aves e os mamíferos mantêm praticamente constantes a temperatura do corpo, apesar das variações térmicas do ambiente; são chamados de homeotérmicos (homeo= mesmo, termo= calor) ou animais de sangue quente.
A maioria dos outros animais não possui um mecanismo fisiológico tão eficiente: se a temperatura do ambiente cair muito, o anima ficará inativo, pois parte do metabolismo será interrompida. Por isso esses animais são chamados de pecilotérmicos, poiquilotermicos, heterotérmicos ou de sangue frio.
Assim os animais podem ser classificados em:
·        Ectotérmicos- usam a energia de fora (do sol) para controlar sua temperatura.
·        Endotérmicos- utilizam a energia do metabolismo para regular a temperatura corporal (aves e mamíferos)

Um comentário: